Conhecendo a rica cultura das cidades históricas mineira

Explorando a cultura de Minas Gerais: uma jornada em meio à parte de sua bela história

Origem: Americana-SP

O que está incluído?

  • Transporte em modernos ônibus categoria leito turismo
  • 04 noites de hospedagem em Belo horizonte com café da manhã
  • 03 noites de hospedagem em São João Del Rei na Pousada Villa Magnólia com café da manhã
  • 06 almoços (24, 25, 26, 27, 28 e 29/05)
  • Transporte local nas cidades de Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Tiradentes
  • Ingressos de acesso a todos os locais visitados
  • Guia de turismo local em todas as cidades visitadas
  • Serviço de bordo durante o trajeto de estrada
  • Seguro assistência viagem em nome de cada passageiro

O que não está incluído?

  • Despesas durante trajeto de viagem
  • Jantares
  • Bebidas durante as refeições
  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não descritos no no campo "incluso"

Introdução

Descubra a magia das cidades históricas de Minas Gerais!


Seja bem-vindo a uma jornada única pelas riquezas culturais e históricas de Minas Gerais! Embarque conosco nesta viagem emocionante através das mais encantadoras cidades do estado, onde cada esquina conta uma história fascinante. Prepare-se para explorar Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto, Sabará, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes - destinos que vão cativar seus sentidos e enriquecer sua alma.

Com uma área territorial vasta e uma população vibrante de mais de 20 milhões de habitantes, Minas Gerais é um estado que pulsa com energia e diversidade. Localizado na bela Região Sudeste do país, suas fronteiras se estendem por terras ricas e variadas, limitando-se com importantes estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Com 853 municípios, Minas Gerais ostenta a maior quantidade de divisões administrativas entre todos os estados brasileiros, proporcionando uma riqueza cultural e paisagística inigualável. Desde as majestosas montanhas da Serra da Mantiqueira até as vastas planícies do cerrado, passando pelas cidades históricas e pelas modernas metrópoles, há sempre algo novo para explorar e se encantar em Minas Gerais.


 Belo Horizonte - O Coração Cultural de Minas Gerais:

Começaremos nossa aventura na capital mineira, Belo Horizonte, onde modernidade e tradição se misturam harmoniosamente. Conheça a vibrante vida urbana, desfrute da deliciosa culinária mineira e mergulhe na arte local em museus renomados.


 Brumadinho e o Espetáculo de Arte a Céu Aberto em Inhotim:

Em seguida, visitaremos Brumadinho, lar do deslumbrante Instituto Inhotim. Prepare-se para se maravilhar com um dos mais incríveis acervos de arte contemporânea do mundo, em meio a jardins exuberantes e paisagens deslumbrantes.


 Ouro Preto - Um Tesouro Colonial:

Nossa jornada continua em Ouro Preto, uma verdadeira joia do período colonial brasileiro. Perca-se nas ruas de pedra, admire as imponentes igrejas barrocas e mergulhe na atmosfera única desta cidade histórica, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.


 Sabará - Um Retorno ao Passado Colonial:

Em Sabará, o tempo parece ter parado. Explore suas ruas tranquilas, encante-se com sua arquitetura preservada e descubra os segredos de uma cidade que respira história em cada esquina.


 Congonhas - O Santuário do Barroco Mineiro:

Prepare-se para se emocionar em Congonhas, lar dos lendários Profetas de Aleijadinho. Contemple as magníficas esculturas barrocas na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e deixe-se envolver pela espiritualidade deste local sagrado.


 São João Del Rei e Tiradentes - Encantos do Interior Mineiro:

Finalmente, exploraremos São João Del Rei e Tiradentes, duas charmosas cidades do interior que preservam o autêntico espírito mineiro. Viaje de Maria Fumaça entre esses dois destinos pitorescos, desfrutando da paisagem deslumbrante e do clima acolhedor que só Minas Gerais pode oferecer.




Esta é uma oportunidade imperdível de mergulhar na história e na cultura de Minas Gerais, desvendando os segredos de um passado glorioso e vivenciando momentos inesquecíveis!

Versão para Impressão

CLIQUE PARA OBTER A VERSÃO IMPRESSA

Roteiro Detalhado

1° dia: 23 de Maio (Quinta-feira) - Belo Horizonte/MG

A capital de Minas Gerais é uma metrópole com todas as letras, mas não perdeu o jeitinho de cidade do interior. Urbana e ao mesmo tempo bucólica, Belo Horizonte tem pão de queijo, cachaça, parques e botecos; além de intensa programação cultural, lojas sofisticadas e restaurantes estrelados. Emoldurada por serras e montanhas, a primeira cidade planejada do país foi a escolhida pelo arquiteto Oscar Niemeyer para seu debut profissional, na década de 40. As obras enfeitam a Lagoa da Pampulha, um dos cartões-postais de "Beagá" como a capital é carinhosamente chamada por seus moradores. No centro da cidade, os destaques arquitetônicos ficam por conta do Palácio da liberdade, em estilo art decó; e do Palácio das Artes, cujos palcos são constantemente ocupados por renomados grupos culturais, originais de Belo Horizonte. Outro tipo de cultura também se faz presente na capital: a da boa mesa. Espalhados por diversos bairros - em especial na Savassi e em Lourdes - os restaurantes capricham quando o assunto é a farta e saborosa culinária mineira.


Programação do dia

 Nossa chegada a capital está prevista para o período da tarde, faremos o check-in no hotel e teremos o restante da tarde livre;

 Noite livre.



2° dia: 24 de Maio (Sexta-feira) - Brumadinho/MG

Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho (MG). Reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais em 2008, o Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas – diretas ou por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura – , pela bilheteria e realização de eventos. Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo


Programação do dia

 Após o café da manhã, na companhia de um guia de turismo local, faremos uma visita ao Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, distante 60km de Belo Horizonte;

 Após a visita seguiremos para nosso almoço e depois retorno a Belo Horizonte. Opção de visita ao Mercado Municipal de BH;

 Noite Livre.



3° dia: 25 de Maio (Sábado) - Ouro Preto/MG

Dia de visitarmos a mais importante cidade do período do ciclo do ouro no Brasil. Uma verdadeira viagem no tempo, com o lindo e bucólico cenário que envolve a antiga cidade de Vila Rica. Entre as paisagens naturais do Pico do Itacolomi e as Igrejas barrocas do século XVIII, a luz do sol encontra espaço e ilumina os casarões coloniais, que tomam conta de ladeiras centenárias. Ouro Preto respira o período colonial brasileiro e andar por suas ruas de pedra, nos leva direto ao século XVIII, quando a cidade se tornou uma das mais importantes do país. Aproveite o passeio em Ouro Preto para se aprofundar na história, arte e culinária mineira. Viajar por Ouro Preto, é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como foi construído o país e cada cantinho dessa encantadora cidade mineira é especial.


Programação do dia

 Na companhia de um guia de turismo local, visitarmos os principais pontos turísticos dessa maravilhosa cidade. Tour de dia inteiro com parada para almoço.

 Retorno ao hotel no fim da tarde;

 Noite livre.



4° dia: 26 de Maio (Domingo) - Belo Horizonte/MG e Sabará/MG

A culinária mineira

A culinária mineira tem fãs em diversas partes do mundo, afinal, quem resiste a um pão-de-queijo quentinho e a delícias típicas como feijão tropeiro, costelinha, lombo com tutu e frango ao molho pardo? A culinária de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural.


Sabará

Primeiro povoamento de Minas Gerais - surgiu no final do século XVII, com a busca, pela bandeira de Fernão Dias Paes e seu genro Borba Gato, de esmeraldas da mítica região do sabarabuçu (“montanha resplandecente”) e de outros tesouros sonhados por Portugal. Suas suntuosas igrejas são ricamente ornamentadas e contam com obras de grandes artistas do barroco e rococó, como o mestre Aleijadinho. Seu Centro Histórico é um museu a céu aberto com um acervo muito bem preservado, que demonstra claramente a transformação da cidade durante o Ciclo do Ouro.


Programação do dia

 Após o café da manhã, novamente com a presença de um guia de turismo local, faremos um city tour por Belo Horizonte, conhecendo seus principais pontos turísticos;

 Após o almoço, seguiremos para vizinha cidade de Sabará, onde conheceremos um pouco de sua história e seus principais atrativos turísticos;

 Retorno ao hotel no final da tarde;

 Noite livre.



5° dia: 27 de Maio (Segunda-feira) - Congonhas/MG e São João Del Rei/MG

A principal riqueza de Congonhas - A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - nasceu da promessa de um imigrante português. Depois de anos trabalhando em minas de ouro, Feliciano Mendes ficou doente e jurou que se recuperasse a saúde, mandaria erguer um templo. Curado, o garimpeiro deu início às obras em 1757, mas morreu pouco tem depois, sem saber que de sua iniciativa surgiria um dos maiores tesouros da arte barroca do país, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. O rico conjunto barroco é dividido em três partes, sendo que a principal atração está ao ar livre. Trata-se do adro, onde os doze profetas esculpidos em pedra-sabão por ninguém menos que Aleijadinho dão as boas-vindas. As estátuas foram trabalhadas entre 1800 e 1805 e a imagem de Daniel é considerada o auge do talento do artista.


Programação do dia

 Nos despedimos de Belo Horizonte mas ainda temos uma visita a realizar, na cidade de Congonhas onde conheceremos o complexo do Santuário do Bom Jesus do Matosinho, o principal atrativo turístico da cidade, considerado uma das obras-primas do Barroco Mundial e uma das mais importante obras do Mestre Aleijadinho;

 Após almoço, seguiremos para cidade de São João Del Rei;

 Check-in na Pousada Villa Magnólia;

 Noite livre.



6° dia: 28 de Maio (Terça-feira) - São João Del Rei/MG

A São João Del Rei cidade cresceu, mas a tradição de repicar os sinos das igrejas - seja para anunciar o começo da missa ou a hora da Ave Maria - é mantida em São João Del Rei. Apesar da expansão, as histórias e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico. Por ali estão belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão. O casario antigo abriga ainda museus, restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com outro metal nobre da região - o estanho, que dá forma a joias e objetos de decoração. A grande pepita de São João Del Rei, porém, não está encravada no Centro Histórico. A igreja de São Francisco de Assis fica no meio de uma praça ornamentada com palmeiras imperiais. Os altares dourados são escassos, mas foram primorosamente recompensados pela portada em pedra-sabão, pelo lustre em cristal Bacarat e pela missa das manhãs de domingo, acompanhadas por música barroca.


Programação do dia

 Após o café da manhã, o Guia de Turismo local, irá no guiar para uma visita a linda cidade de São João Del Rei, seus preservados casarões e sua rica história.



7° dia: 29 de Maio (Quarta-feira) - Tiradentes/MG

Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João Del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura - a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais. As charretes, estacionadas no Largo das Forras, convidam a circular pela cidade com direito a paradas nas principais atrações, como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho.


Programação do dia

 Hoje vamos conhecer a mais charmosa das cidades históricas de Minas Gerais. Tiradentes é um encanto, uma verdadeira volta ao passado com suas ladeiras, seu casario e suas igrejas. Nosso passeio começará pelo distrito de Bichinho, onde se encontra a Casa Torta, um espaço lúdico que com certeza no levará de volta a nosso infância;

 Após a visita seguiremos para o centro histórico de Tiradentes;

 Parada para almoço e no período da tarde continuamos com nossa visita;

 Retorno para o hotel no final da tarde!



8° dia: 30 de Maio (Quinta-feira) - Americana/SP

Programação do dia

 Após o café da manhã, check-out na pousada e início de nossa viagem de retorno para Americana.

Nós Entramos em Contato com Você!
Se preferir, fale conosco através do nosso WhatsApp +55 (19) 99337-7556
ou no telefone: +55 (19) 3408-3408

Termos relacionados

sudeste rodoviario cidades historicas maio minas gerais destaque