Roteiro inesquecível para o Maranhão

Explorando os encantos do Maranhão: uma jornada pelas belezas naturais e culturais do nordeste brasileiro

Origem: Campinas

O que está incluído?

  • Passagem aérea Campinas / São Luís / Campinas (vôo direto)
  • 03 noites de hospedagem em São Luís no hotel Brisamar
  • Passeio com visita a São José de Ribamar e Raposa em 05/06
  • City tour em São Luís
  • Transfer São Luís / Barreirinhas / São Luís em 07/06
  • 05 noites de hospedagem em Barreirinhas na Pousada Boa Vista
  • Passeios em 08/06 (Cardosa e Circuito Lagoa Bonita)
  • Passeios em 09/06 (Tutóia e Delta do Parnaíba)
  • Passeios em 10/06 (Atins e Canto do Atins)
  • Passeios em 11/06 (Vassouras, Mandacaru e Caburé) Lancha
  • Ingressos de acesso a todos os locais visitados
  • Carros 4x4 privativos ao nosso grupo
  • Lancha no passeio de 11/06 privativa ao nosso grupo
  • Guias de turismo local nos acompanhando em todo roteiro

O que não está incluído?

  • Passeios opcionais
  • Bebidas e alimentação descritos como não inclusos no seu pacote
  • Passeios não divulgados na hora de sua compra

Introdução

Conheça esta verdadeira pérola no nordeste brasileiro, Maranhão irá te render momentos inesquecíveis!


Descubra as maravilhas do Maranhão, um dos destinos mais incríveis do Brasil! Situado na exuberante Região Nordeste, o Maranhão é uma verdadeira joia do país, abraçando a deslumbrante sub-região Meio-Norte. Com uma área impressionante de aproximadamente 330mil km² e 217 municípios vibrantes, é o segundo maior estado do Nordeste e o oitavo maior do Brasil, oferecendo uma riqueza de experiências para os visitantes.

Com uma população de quase 7,5 milhões de habitantes, o Maranhão pulsa com vida e energia, sendo o 11º estado mais populoso do Brasil. Sua capital e cidade mais populosa, São Luís, é apenas o começo das maravilhas que o estado tem a oferecer. Outros destinos imperdíveis incluem Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal, todos com populações vibrantes e culturas únicas.

Além de sua riqueza humana, o Maranhão também brilha economicamente, sendo o quarto estado mais rico da Região Nordeste e o 17º mais rico do Brasil. Suas principais atividades econômicas, incluindo indústria, serviços, extrativismo vegetal, agricultura e pecuária, impulsionam o crescimento e a diversidade da região.

Mas as maravilhas do Maranhão não se limitam apenas à terra firme! Com um litoral impressionante, o estado possui o segundo maior litoral do Brasil, estendendo-se por 640 quilômetros de praias tropicais deslumbrantes, floresta amazônica exuberante, cerrados pitorescos, manguezais fascinantes e até mesmo um delta em mar aberto. Não deixe de explorar as dunas douradas e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas, uma verdadeira maravilha da natureza!

Além disso, o Maranhão é o lar de cinco polos turísticos distintos, cada um com seus próprios atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. Desde o charme histórico de São Luís até a majestade intocada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, passando pela imponência do Parque Nacional da Chapada das Mesas, o delta do Parnaíba e a beleza da Floresta dos Guarás, há algo para todos os gostos neste destino deslumbrante.


Saiba um pouquinho do que te espera nesta viagem imperdível

🌅 Conheça Mandacaru e Caburé, onde o sol beija o horizonte e a brisa do mar acaricia sua pele. Em Atins, mergulhe na cultura local e saboreie iguarias maranhenses enquanto admira o charme rústico da vila de pescadores.

⛵ Navegue pelas águas calmas do Rio Preguiças e deixe-se levar pela tranquilidade dessa jornada. Em Cardosa, mergulhe nas águas refrescantes do Rio Formiga e flutue em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.

🏞 Não deixe de explorar o Circuito Lagoa Bonita, onde lagunas de águas azul-turquesa se estendem até onde a vista alcança, proporcionando momentos de pura contemplação e conexão com a natureza.

🌊 Em Barreirinhas, adentre o Parque Estadual dos Lençóis Maranhenses e maravilhe-se com a imensidão das dunas que se estendem até onde os olhos podem ver. Explore o Delta do Parnaíba e deixe-se encantar pela exuberância natural da Ilha do Cajú, onde as águas tranquilas convidam para um mergulho revigorante.

🦩 Não perca a oportunidade de presenciar a majestosa revoada dos guarás, um espetáculo da natureza que vai te deixar sem palavras.

🏙 De volta a São Luís, mergulhe na história e na cultura dessa cidade encantadora com um city tour que vai te levar aos pontos mais emblemáticos. Explore São José do Ribamar e encante-se com suas praias paradisíacas. Em Raposa, as Fronhas Maranhenses esperam por você, com suas paisagens deslumbrantes e sua atmosfera acolhedora.


Não perca a chance de explorar o Maranhão e descobrir suas infinitas maravilhas. Desde aventuras emocionantes até experiências culturais profundas, este é o destino perfeito para aqueles que buscam uma viagem inesquecível!

Versão para Impressão

CLIQUE PARA OBTER A VERSÃO IMPRESSA

Roteiro Detalhado

1° dia: 04 de Junho (Terça-feira) - São Luís/MA

Depois de aproximadamente 4 horas de voo, a partir de São Paulo, chegamos a bela e histórica Capital do estado do Maranhão. São Luís, tem muitas particularidades: é a única cidade do país fundada por franceses, tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e, apesar de pertencer ao Nordeste, fica juntinho da Amazônia. No Centro Histórico, as fachadas dos casarões, enfeitadas por delicados ladrilhos vindos da então Metrópole, permitem uma volta ao passado – é uma pena, no entanto, que a conservação desse patrimônio mundial decepcione. Mas a “Ilha do Amor”, como São Luís é conhecida, também tem seu lado moderno, como lembram a movimentada Avenida dos Holandeses e os bares da charmosa Lagoa da Jansen.


Programação do dia

 Nosso primeiro dia na capital maranhense, teremos o transfer do aeroporto para o hotel e o restante da tarde livre;

 O Hotel Brisamar é frente mar, aproveite para relaxar com uma caminhada a beira mar;

 Noite livre.



2° dia: 05 de Junho (Quarta-feira) - São José de Ribamar/MA e Raposa/MA

São José de Ribamar

São José de Ribamar na região Metropolitana de São Luís é um dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís, no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 40 km do centro da capital maranhense. O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste.


Raposa (Fronhas Maranhenses)

Seja sincero, até o momento você ainda não tinha ouvido falar das Fronhas Maranhenses... Você vai descobrir que elas são uma miniatura dos Lençóis Maranhenses e ficam apenas a 30km da capital, no município de Raposa! Raposa é um pequeno vilarejo de pescadores, ainda pouco explorado pelo turismo, mas conhecido pelo Corredor das Rendeiras (que tem a tradição das rendas bilros) e também pelas Fronhas Maranhenses. Prepare-se para um visual realmente incrível, que vai te dar uma noção do que é estar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Programação do dia

 Nosso dia de hoje será de visita a cidade de São José do Ribamar e depois vamos a Raposa, um vilarejo de pescadores onde se encontram as Dunas de Carimã, também conhecidas como Fronhas Maranhenses, em alusão aos grande lençóis;

 Retorno ao hotel no final da tarde; 

 Noite Livre.



3° dia: 06 de Junho (Quinta-feira) - São Luís/MA

City Tour

Dia de conhecermos um pouco mais sobre a história, a cultura e culinária da capital do estado.


Programação do dia

 Acompanhados por um Guia de Turismo local, vamos percorrer as ruas e nos encantar com os casarões históricos muito bem preservados no centro histórico;

 Conheceremos também um pouco do litoral maranhense, as belas praias na cidade de São Luís;

 Noite livre.



4° dia: 07 de Junho (Sexta-feira) - Barreirinhas/MA

Barreirinhas

O maior município da região, é a principal porta de entrada ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Daqui saem os principais passeios realizados dentro do Parque (circuitos das lagoas) ou fora dele (Vassoura, Mandacaru, Caburé, Atins). Tem uma vida noturna muita agitada, com grande variedade de opções bares e restaurantes.


Pousada Boa Vista

Nossa "casa" em Barreirinhas nos próximos 5 dias, a Pousada Boa Vista, encontra-se em um local extremamente agradável, com muita área verde e o Rio Preguiças ao fundo. A pousada está a 10min de carro, da Av Beira Mar do centro de Barreirinhas.


Programação do dia

 Após café da manhã e check-out no hotel, vamos para a estrada;

 Serão cerca de 4 horas de viagem até o município de Barreirinhas, que nos próximos dias, será nossa base enquanto exploramos a região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;

 Após check-in na pousada, tarde e noite livres.



5° dia: 08 de Junho (Sábado) - Circuito Lagoa Bonita e Cardosa (Rio Formiga)

Lagoa Bonita

O Circuito da Lagoa Bonita está entre os mais belos passeios dos Lençóis. Esse circuito se destaca por uma íngreme subida de duna, onde há até ajuda de uma escada. A subida, com 30 metros de altura, é recompensada por uma das mais lindas paisagens entre os passeios do Parque Nacional. Vale cada segundo do esforço e as lagoas durante o trajeto a pé são lindíssimas! Entre as mais visitadas no roteiro estão a Lagoa do Maçarico, a Lagoa do Clone (onde foi filmada a novela O Clone) e, como não poderia deixar de ser, a Lagoa Bonita. A principal diferença desse passeio para o da Lagoa Azul é o grande número de porções de água sem nome que estão pelo caminho. É mesmo um cenário espetacular do alto das dunas!


Cardosa

O povoado da Cardosa atrai os turistas que desejam relaxar flutuando no Rio Formiga. Os turistas usam boias para descerem na correnteza sem fazer muito esforço. Basta flutuar e se deixar levar pela água. O percurso tem duração de 1h30 e é acompanhado por três guias locais que fazem a segurança dos turistas e evitam que os mais desatentos se choquem com a vegetação ou encalhem na margem do rio. Não há nenhum risco no passeio e ele é recomendado para todas as idades.


Programação do dia

 Após o almoço, saída nos veículos 4x4 para o circuito Lagoa Bonita. Ficaremos na lagoa até o final da tarde, para o espetáculo do pôr do sol;

 Retorno para pousada;

 Noite livre.



6° dia: 09 de Junho (Domingo) - Delta do Parnaíba (Delta das Américas)

A grande novidade do nosso roteiro esse ano, o DELTA DO PARNAÍBA (ou Delta das Américas). Corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e Piauí. A foz abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, repleta de dunas, mangues e ilhotas, com fauna e flora peculiares, garantem um cenário paradisíaco para os turistas.


Programação do dia

 Após café da manhã, seguimos com micro ônibus com destino a Tutóia, de onde se inícia nossa aventura pelo Delta das Américas. Será um dia inteiro de passeios e encantos, finalizando nosso dia com a revoada do Guarás, o verdadeiro espetáculo da natureza.



7° dia: 10 de Junho (Segunda-feira) - Atins / Canto dos Atins

O povoado de Atins atrai cada vez mais a atenção dos turistas que buscam uma experiência diferente nos Lençóis Maranhenses. O lugar é tranquilo e tem um clima descolado, com jeitinho de Trancoso e Jericoacoara, mas ainda bem pequenino. Atins está localizado à beira-mar, entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas. Um prato cheio para os que não desejam repetir a paisagem. Além disso, é em Atins onde estão os mais famosos camarões dos Lençóis Maranhenses. Só isso já seria motivo para ir até lá, mas é claro que a beleza do lugar também conta muito.


Programação do dia

 Após o café da manhã, voltamos a utilizar os veículos 4x4 desta vez para conhecermos o povoado de Atins;

 Serão cerca de 1h30 de viagem. A primeira parada do passeio é na praia do povoado de Atins, onde é possível ver a foz do Rio Formiga e o encontro com o mar. A segunda parada do passeio é no Canto de Atins, a pontinha da região onde a praia ganha novos contornos e as dunas tomam conta da paisagem;

 Retorno no período da tarde;

 Noite livre.



8° dia: 11 de Junho (Terça-feira) - Vassouras / Mandacaru / Caburé

O passeio que visita os povoados de Vassouras, Mandacaru e Caburé acontece pelo Rio Preguiça, e no caminho os guias param para dar explicações sobre a flora da região e, principalmente, sobre o mangue gigante e igarapé que tomam conta da paisagem. A primeira parada do passeio acontece em Vassouras, onde as dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis são as principais atrações. O passeio segue rumo ao povoado de Mandacaru, onde a principal atração é o Farol Preguiças, que tem 35 metros de altura e oferece linda vista para o rio e o mar. A última parada do passeio é na Praia de Caburé, onde uma estreita faixa de areia divide o Rio Preguiça do mar.


Programação do dia

 Após o café da manhã, nosso passeio hoje será bem diferente, porém, um dos passeios mais animados e prazerosos da região;

 Sairemos de lancha rápida pelo Rio Preguiças, para conhecer os povoados de Vassouras, Mandacaru e Caburé;

 Retorno no final da tarde;

 Noite livre.



9° dia: 12 de Junho (Quarta-feira) - Aeroporto

 Após café da manhã, faremos check-out na pousada;

 Às 09h00 saída com destino ao aeroporto de São Luís;

 Vôo São Luís / São Paulo.

Nós Entramos em Contato com Você!
Se preferir, fale conosco através do nosso WhatsApp +55 (19) 99337-7556
ou no telefone: +55 (19) 3408-3408

Termos relacionados

aereo junho nordeste lencois praia nacional maranhao destaque